top of page

Independência ou...

Independência é a característica de quem é livre e autônomo, ter liberdade, autonomia, soberania, emancipação. Também é a característica de quem não se deixa influenciar, de quem possui neutralidade, justiça, isenção, equidade, imparcialidade, equanimidade. Ou ainda, independência é um atributo de ausência de subordinação

Independência também pode ser atribuída a uma boa condição material, como fortuna, prosperidade, bem-estar.

O que você está fazendo hoje, para conquistar sua independência pessoal e profissional?

Na verdade, não pensamos naquilo que estamos fazendo, pois tudo o que fazemos profissionalmente deve ter essa meta como objetivo: a da conquista da independência pessoal e profissional. No entanto, precisamos parar um pouco para pode pensar no significado disso.

Como ter independência sendo subordinado? Como conquistar independência se o que azemos em nossos empregos é agirmos de forma parcial para os interesses de quem nos contrata? Temos liberdade de horário? Temos liberdade de opinar sobre o valor de nosso trabalho? Temos autonomia de poder recusar determinado serviço? Quando alcançaremos a prosperidade aplicando todo nosso conhecimento para benefício de quem nos contrata?

 

Passamos a maior parte de nosso tempo profissional em uma Zona de Conforto. Nos aplicamos para aprender sempre mais e mais. E, quanto mais conhecemos a fundo sobre nossas especialidades, mais percebemos que estamos longe de qualquer meta de independência.

Com certeza há diversos caminhos para a saída da Zona de Conforto e muitos outros para a Zona do Desconforto, quando o emprego atual é uma coisa insuportável devido à chefia, ao colega do lado, às tarefas chatas ou quando nem estamos empregados e precisando urgente de uma recolocação no mercado de trabalho em troca de nossa independência.

Um dos caminhos que eu posso lhe indicar é a de atuação como Perito Judicial e, uma boa notícia, isto pode ser feito dentro de sua Zona de Conforto ou de sua Zona de Desconforto.

Você pode começar a realizar trabalhos como Perito mesmo estando empregado. É como um juiz te intimar como testemunha e você ter que ir prestar esclarecimentos à justiça, ou como você ser convocado para ser jurado de algum julgamento. Ser Perito não significa vínculo empregatício e aí começa a independência. É sem patrão!

Você indica o quanto pretende receber pelo trabalho de perícia solicitado. Você é independente para dizer o seu valor! Você também é independente de envolvimento com o caso a ser resolvido, sua única dependência é colocar em prática o seu conhecimento técnico para auxiliar a justiça a dar uma decisão sobre o conflito.

Ou, podemos apenas ver passar o tempo e ficarmos com a questão aberta sobre a importância de nossa Independência Pessoal e Profissional. Se ela é importante, o que falta realmente, para que tomemos uma iniciativa para obtê-la? Este é o nosso primeiro passo na busca de nossa independência.

Podemos, assim, escolher: Independência ou...

bottom of page